Nilson Leitão destaca a força do agro com mais um safra recorde

“Em meio à crise econômica, a força do agronegócio brasileiro está mais uma vez demonstrada com a divulgação da nova estimativa de safra de grãos 2016/2017 em 242,1 milhões de toneladas, um crescimento de 31,1% em relação ao período anterior.” A afirmação é do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), ao comentar os números referentes a julho divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10). Em relação ao mês anterior o incremento foi de 0,7%.

Nilson Leitão destacou a participação das culturas da soja, com 115 milhões de toneladas, e do milho, com 99,4 milhões de toneladas. “Além do clima, que neste ano ajudou os produtores, é preciso destacar os ganhos em produtividade, que são fruto da qualificação dos nossos homens e mulheres do campo, e do crescente uso de novas tecnologias”, afirmou o parlamentar.

“Em tempos de crise, é o agronegócio que vem segurando o nosso Produto Interno Bruto, ajudando a trazer números positivos que estimulam a nossa economia. É preciso lembrar que a produção agrícola brasileira quebrou no início de 2017 um longo período de oito trimestres seguidos de PIB negativo”, acrescentou Nilson Leitão.

Também nesta quinta-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério da Agricultura, divulgou os seus números da estimativa da safra 2016/2017. Foi registrado um aumento de 27,7%, ou 51,6 milhões de toneladas. Segundo a Conab, a safra deve chegar a 238,2 milhões de toneladas frente às 186,6 milhões de toneladas do ciclo anterior. Além de uma ampliação de 4% da área plantada, as condições climáticas favoráveis e o crescimento da produtividade média de todas as culturas contribuíram para mais uma safra recorde da agricultura brasileira.